RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade Social corporativa

Nossa visão de responsabilidade corporativa baseia-se em um conjunto de princípios que orientam nosso relacionamento com acionistas, funcionários, fornecedores, parceiros, governos e as comunidades afetadas por nossas operações.

A responsabilidade corporativa é fundamental para o nosso pensamento estratégico e operacional. Não podemos sustentar um bom desempenho financeiro e operacional sem alcançar simultaneamente os nossos objetivos em saúde e segurança, gestão ambiental, desenvolvimento de recursos humanos e investimento na comunidade. Acreditamos que a nossa abordagem transparente para fazer negócios é a única maneira de envolver plenamente as partes interessadas em um relacionamento significativo e mutuamente benéfico.

Ler Mais

Responsabilidade Social Interna

No âmbito da responsabilidade social com trabalhador, Catoca participa como avalista no processo de aquisição de moradias nas mais variadas centralidades espalhadas pelo país, de iniciativa estatal.

Para além da aquisição das moradias, a nossa responsabilidade social com o trabalhador é versada ainda em programas como:

  • Programa Habitacional: Construção de uma vila residencial, exclusiva para trabalhadores, situada há cerca de 12 quilómetros de da cidade de Saurimo.
  • Ainda no âmbito da garantia de habitação, Catoca tem negociada mais de 500 residências em alguns condomínios em Luanda.
  • Apoio à Autoconstrução dirigida: Programa direccionado a trabalhadores residentes em Saurimo, mediante à apresentação de projectos concretos.
  • Fundo de pensões Catoca –FUNCAT: Um fundo de pensões complementar à Segurança Social, criado para garantir ao trabalhador uma aposentadoria mais cômoda, do ponto de vista das finanças.
  • Programa de Saúde: a empresa possui uma clínica na vila de Catoca, com uma estrutura especializada, com capacidade de atendimento diário de 200 trabalhadores, seus familiares, população circunvi- zinha e autoridades tradicionais, para além de outras pessoas assistidas em situações emergenciais.
  • Seguro de Saúde: Sob gerência da seguradora Prudencial os nossos trabalhadores e suas famílias viram renovadas as esperanças na prestação de melhores serviços de saúde com acesso à novas clínicas e farmácias. Um envestimento em cerca de 8 milhões de dólares ao ano, por parte da Sociedade Mineira de Catoca.
  • Seguro de Vida: Os nossos trabalhadores, pela natureza das suas actividades quotidianas têm um seguro de vida, que cobra tanto a morte natural, como causada por acidente de trabalho.
  • Crédito Automóvel.
  • Crádito Consumo.
  • Adiantamento salarial.

Responsabilidade Social Externa

No âmbito da responsabilidade social externa, Catoca desenvolve:

 

PADES

 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social da Lunda Sul é uma parceria entre Catoca e o governo da Lunda Sul, virado para o fomento da Piscicultura, a produção da Mandioca e Fruticultura que está a ser desenvolvido nos 4 municípios da província, envolvendo cooperativas e associações de agricultores e piscicultores que hoje já apresenta resultados nas localidades de Caita Luonhi e Mutôua na província da Lunda Sul, em Angola.

 

Programa de Merenda Escolar

 

Em meio das dificuldades aliadas a crise económica e financeira que apoquenta o país, Catoca, deu continuidade de todos os programas sociais de apoio às comunidades com o foco na promoção de políticas de auto-sustentabilidade em detrimento do assistencialismo.

Mais de 30 mil crianças do município de Saurimo beneficiam diariamente de merenda escolar nas escolas primárias e do I ciclo enquadradas na rede de distribuição da Sociedade Mineira de Catoca.

 

Catoca detém uma fábrica de produção de pão e leite de soja nas instalações com uma capacidade de oito mil suplementos dia e assiste substancialmente a fábrica de Saurimo que produz diariamente mais de 20 mil merendas.

 

Infra-estruturas sociais

 

Cerca de 10 escolas das zonas de influência são assistidas pela diamantífera, dentre as quais, seis erguidas por iniciativa de Catoca com aproximadamente 5 mil alunos que recebem anualmente quites de material didáctico como mochilas, cadernos, batas, estojos, lápis, canetas, borrachas, entre outros.

No âmbito de projectos relacionados ao fomento da educação na província, Catoca construiu uma escola do segundo ciclo na localidade de Sueja, inaugurada recentemente com capacidade de acolher mais de mil estudantes.

 

Para reduzir o índice de analfabetismo nas comunidades, sobretudo na população de idade adulta, Catoca via o seu Departamento de Sustentabilidade desenvolve em várias comunidades adstritas a linha da empresa o programa de alfabetização acelerado em parceria com o governo da Lunda Sul que já proporciona resultados positivos com previsão de ensinar a ler e escrever mais de 20 mil cidadãos nos próximos dois anos.

 

Assistência Médica e Medicamenta

 

No plano da saúde, a Sociedade Mineira de Catoca, dá assistência médica e medicamentosa a mais de 30 pacientes diariamente nas localidades circunvizinhas de Ngando e Mutôua através de dois postos médicos instalados no quadro da responsabilidade empresarial, para além de contar com centros de saúde em Sueja e Mwono Waha que distam 20 e 12 quilómetros de Saurimo, respectivamente.

As localidades de Caxita-Muandondji, Caicanga, Sacaxima-Muatoio, Luenda e Sapopo juntam-se às já beneficiadas Ngando e Mutôua e contam no corrente ano 2018 com sistemas de abastecimento de água potável, financiados pela Sociedade Mineira de Catoca.

Orçados em 60 milhões de kwanzas, os equipamentos sociais que suportam uma capacidade de produzir 85 metros cúbicos dia de água potável vão beneficiar mais de quatro mil habitantes das referidas aldeias.

Na lista dos programas para o novo ano, Catoca dará continuidade nos seguintes programas:

  • Fomento do empresariado local (Lunda Sul),
  • Apoio à criação de Lavras comunitárias e Cooperativas agropecuárias e depesca.
  • Construção de Escolas Primárias, apetrechamento e distribuição de material académico aos alunos.
  • Construção de creches e Centros Infantis Comunitários.
  • Merenda escolar para mais de 30mil alunos do ensino primário.
  • Apoio multiforme à Escola Superior Politécnica da Lunda Sul: Universidade Lweji A´Nkonde.
  • Construção de Jangos Comunitários (comtelevisor e sinal deTv).
  • Construção de Postos Médicos.
  • Instalação de energia Solar nas comunidades.
  • Fornecimento de Água às comunidades
  • Exibição de cinema ambulante e promoção de palestras nas comunidades através do Cine Móvel (autocarro ambulante).