Home | Fale Conosco

 
 
 
SEGURANÇA, HIGIENE NO TRABALHO

SEGURANÇA NÃO É IMPOSIÇÃO, É SIM, PLANEAMENTO DE SERVIÇO

O Sector de Segurança do Trabalho de Catoca é composto por 40 integrantes que desenvolvem, entre outras tarefas:

1. Levantamento de riscos
2. Avaliação de ruido
3. Avaliação de Qualimetria de Segurança
4. Palestras de indução e específicas
5. Treinamentos de prevenção de Acidentes e Incêndio
6. Assessoramento da entidade empregadora e dos trabalhadores
7. Elaboração de procedimentos de Segurança
8. Elaboração de Relatórios Mensais
9. Acompanhamento dos serviços nas áreas
10. Realização dos Testes de alcoolemia
11. D.D.S-Diálogo Diário de Segurança
No inicio de cada jornada Laboral, todos Encarregados têm por obrigação das suas funções administrar palestras sobre Segurança aos seus subordinados, explicando-lhes os riscos inerentes à actividade, como também recomendar-lhes o uso correcto dos meios de protecção individual ( EPIS ).

A sinalização de Catoca é confeccionada no Sector de Segurança do Trabalho, pelos técnicos desenhistas e pintores.

A manutenção de extintores é efectuada no Sector de Segurança do Trabalho, como forma de reduzir custos, por pessoas especializadas na área de manutenção de extintores e prevenção e extinção de incêndio.

Também realiza assistência de Aeronaves, resgates e encarceramentos.

Inspecções as viaturas, operação Radar e STOP, com vista a controlar a velocidade, defeitos em veículos e equipamentos, uso do cinto de segurança, e credenciais para condução de veículos da S.M.C. e de empresas prestadoras de serviços, fazem parte do escopo do Sector de Segurança no Trabalho.

Em Catoca, são frequentes os testes de alcoolemias para persuadir os trabalhadores a não se apresentarem em estado de embriagues ou não fazendo o consumo do álcool no local de trabalho, pois podem colocar em risco a sua integridade física e de terceiros.

Também são realizados medições de ruído nos equipamentos móveis e fixos, para se comprovar a exposição contínua ou intermitente e recomendar os níveis aceitáveis para uma jornada laboral de 8 horas, que seria 85 dB (A).

Os Acidentes de Trabalho são investigados para se determinar as causas que estiveram na base da sua ocorrência e recomendar as formas mais correctas de execução de determinadas actividades, por formas a eliminar a possibilidade de repetição de acidentes.

A área responsável pela Segurança no Trabalho, em Catoca, realiza ainda Investigações de Sinistros com equipamentos móveis, para se determinar as causa e recomendar os procedimentos mais correctos, para que situações do género não se repitam.

Também realiza actividades de inspecção e acompanhamento de trabalhos de desmonte de rochas (detonações) na Mina, para garantir condições de segurança no trabalho A área de Bombeiros de Catoca, para além de outras actividades de protecção civíl, realiza o acompanhamento e assistência técnica às Aeronaves, sempre em prontidão para intervir e debelar todos princípios de incêndios, ou incêndios em equipamentos rolantes, bem como em instalações e áreas florestais.

< Voltar














Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108