Home | Fale Conosco

 
 
 

As organizações empresariais, em todo o mundo, estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental sólido, através do controlo dos impactes das suas actividades, produtos e serviços no ambiente, em coerência com a sua política e objectivos ambientais.

Estas preocupações surgem no contexto do aparecimento de legislação cada vez mais restritiva, do desenvolvimento de políticas económicas e de outras medidas que fomentam cada vez mais a protecção ambiental, e de um crescimento generalizado das preocupações de partes interessadas sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Catoca criou o Sector de Meio Ambiente, como parte integrante do Departamento de Sustentabilidade, cujas atribuições, no quadro da estrutura organizacional, são:

1.°) Elaborar Políticas e Programas de Gestão do Ambiente;
2.°) Elaborar e gerir o plano Director de Meio Ambiente (SGA-ISO 14001)

Sob o Lema “MINERAR É PRECISO, PRESERVAR É POSSÍVEL”, Catoca tem em acção programas como:

• Educação e Comunicação Ambiental (Extensiva às comunidades).
• Controlo e Monitoramento Ambiental (Ar, água e Solo).
• Recuperação de Áreas Degradadas / Criação de polígonos florestais.
• Gestão e Valorização de Resíduos Sólidos.
• Gestão de Efluentes Líquidos.

A obtenção da certificação internacional do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) ISO 14001 é a meta a alcançar, no âmbito da produção Sustentável.

A presente Norma Internacional é aplicável a qualquer organização comprometida com o desenvolvimento sustentável e que pretenda:

a) estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental;
b) assegurar-se da conformidade com a sua política ambiental;
c) demonstrar conformidade com esta Norma
1) efectuando uma autoavaliação e autodeclaração, ou
2) procurando obter a confirmação da sua conformidade por entidades com interesse na organização, tais como clientes, ou
3) procurando obter a confirmação da sua autodeclaração por uma parte externa à organização, ou
4) procurando obter a certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa.

Todos os requisitos desta Norma têm como finalidade ser incorporados em qualquer sistema de gestão ambiental. O grau de aplicação depende de diversos factores, tais como a política ambiental da organização, a natureza das suas actividades, produtos e serviços e sua localização e as condições em que funciona. Esta Norma fornece também, no Anexo A, linhas de orientação informativas sobre a sua utilização.

Os investimentos consideráveis, efetuados para a Construção e instalação de três ETARs, do Sistema de Tratamento e Recuperação do Óleo e da Bacia de Contenção de Regeitados, e a reutilização da Água na cadeia de tratamento do minério nas Centrais de Tratamento representam o Compromisso da Gestão de Topo da Sociedade Mineira de Catoca, com o Ambiente convista a um desenvolvimento Sustentável, expressos na sua Política de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional (QASeSO)

Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108