Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

CATOCA ENTREGA A SEXTA ESCOLA À COMUNIDADE

 
A Urbanidade Sagrada Esperança, afecta à Cooperativa Mwono Waha que abriga trabalhadores da diamantífera Catoca, conta desde Fevereiro deste ano (2015) com uma escola do ensino Primário e I Ciclo, ministrando aulas a perto de 800 alunos distribuídos em 12 turmas.
Construída de raiz, com patrocínio de Catoca, a Escola comporta 06 salas devidamente equipadas, tendo os alunos beneficiado de uma doação de material escolar.
Clove Martins Carvalho, estudante da 4ª classe, considera um privilégio frequentar a nova escola que considera limpa e que deve ser cuidado pelos alunos e todos que a frequentam.
“Vamos usar correctamente os lavabos, evitar sujar as paredes e evitar deitar papeis fora dos depósitos indicados”, disse o rapaz, corroborado pela colega Vanusa Pinto, igualmente da 4ª classe.
Ana Paula Pangula é secretária da Escola e tem a missão de organiza o trabalho, supervisiona os professores e os trabalhadores de limpeza. A pedagoga em formação na Escola Superior Politécnica da Lunda Sul e moradora na Vila Sagrada Esperança recordou os tempos difíceis vividos pelas crianças da urbanização, antes da entrega da Escola.
“Era difícil quer para os nossos filhos, quanto para os pais. Tínhamos de acordar muito cedo e preparar os meninos que tinham de apanhar um autocarro para ida e volta a Saurimo”, contou. Para Ana, hoje os tempos são outros. Há menos distância a percorrer e melhor acompanhamento por parte dos país que podem ir a qualquer altura à escola saber do comportamento dos seus educandos. “A entrega da infraestrutura veio eliminar as dificuldades do passado” , reforçou Ana Pangula.
A escola, de cor azul, é um complexo composto por três edifícios de cada duas salas de aulas e WC´s para alunas e alunos. O quarto edifício é o administrativo e comportar a sala de informática, a sala dos professores e o gabinete para a direção. Ao lado está um espaço, já murado e pavimentado, para a prática de educação física. Para o ano lectivo presente (2015) estão matriculados alunos da iniciação à 8ª classe.
Recorde-se que a Vila Sagrada Esperança, que está a ser erguida com o apoio incondicional de Catoca, possui já um posto policial e um posto médico cujas instalações foram também patrocinadas pela diamantífera.





 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108