Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

CATOCA A CAMINHO DA ISO 9001/2015

 

Depois de ter sido distinguida recentemente, pela “Association Other Internacional”, com mais um prémio, na Itália, a Sociedade Mineira de Catoca recebeu, a 14 de Dezembro de 2015, uma equipa de auditores externos pertencentes ao grupo Lena, entidade certificadora, com o intuito de inspeccionar a implementação da Norma de Qualidade e, subsequente, a efectivação da sua renovação, actualização e transição da ISO 9001/2008 para a 9001/2015.

Durante cinco dias de trabalho, os especialistas realizaram entrevistas, observação da documentação das áreas que compõem a empresa, tendo aferido o cumprimento escrupuloso das Normas de Gestão de Qualidade.

Embora tenham sido detectadas (06) inconformidades e (14) propostas de melhorias ao longo da auditoria, o Coordenador do SIG, Flávio Fernandes, explicou que as observações de melhoria estão a ser tratadas pela área quetutela de Qualidade e Auditoria Iiterna, em coordenação permanente com dependências onde as inconformidades foram detectadas. Para o Coordenador, “no percurso da auditoria foram levantadas situações de extrema importância que merecem atenção de todos, de formas a melhorar o cumprimento do SIG na Empresa”.

A criação de metodologias sistematizadas de controlo de informação que garante a disponibilidade adequada e pertinente na sua utilização, a protecção adequada, o planeamento e acompanhamento de projectos, registos de manutenções técnicas nas Centrais de Tratamento, mereceram destaque do responsável.

Em 2015, dedicamos os nossos esforços em melhorar as performances da nossa Empresa, a fim de torná-la saudável e competitiva, num Subsector que enfrentou e ainda enfrenta várias dificuldades financeiras. A nossa atenção em baixar os custos operacionais da Empresa foi crucial e, fruto disso, conseguimos melhorar substancialmente a condição salarial dos nossos colaboradores e, quando comparamos os custos da Empresa entre 2014 e 2015, verificamos que gastamos realmente menos, cumprindo assim as orientações superiores.

Dentre os Pontos Fortes enumeradas pela equipa de auditores, destacam-se aos desafios encarados pela organização na transição para a ISO 9001/2015, a estratégia definida pela gestão de topo, o envolvimento de colaboradores no cumprimento de boas praticas do SIG, o conjunto dos KPI´s e PI´s, definindo a sua monitorização e as competências técnicas, cientificas especializadas de toda equipa.

A nova Norma em transição levanta algumas questões para com as partes interessadas, que devem ser separadas na sua significância, dentro da sua matriz, isto é, desde a produção, o ciclo de vendas, os compradores, as comunidades, o governo, os trabalhadores, os sindicalistas, em suma, todos aqueles que intervêm no negócio, para além da avaliação de riscos que é uma das exigências da Norma, disse Flávio Fernandes.

A nova Norma de Qualidade em transição tem como importância, a necessidade das organizações possuírem os seus processos devidamente descritos em registos e dados organizados, permitindo assim a organização, constar do banco de dados todas informações da Empresa, de formas a responder aos requisitos do Sistema de Gestão.

Considerada pelos auditores,"a primeira empresa em Angola a aderir à transição da Norma", Catoca procura igualmente a renovação da certificação que reforçará o empenho do seu Capital Humano, segundo Flávio Fernandes, classificado pelos auditores como detentor de capacidades intelectuais e técnicas aceitáveis.

Findas as actividades de auditoria externa, a empresa realiza trabalhos internos na elaboração de resposta à entidade certificadora, de formas a melhorar as inconformidades observadas e fazer a apresentação do plano que dá ao acesso ao documento oficial que atesta a Renovação da ISO 9001/2015, para o alcance da Certificação.

As áreas de Geologia Prospecção e Produção, Planeamento, Operações Mineiras, Explosivos, Metalurgia, Controlo de Qualidade, Picagem, Avaliação e comercialização, foram tidas pelos auditores, como as mais que demonstraram o rigor na execução dos processos.

Flávio Fernando agradeceu atenção que os Directores de Catoca prestaram desde o arranque da auditoria e deu nota positiva à actividade. Disse que em 2016, a Empresa vai iniciar os trabalhos preparatórios para o processo de certificação pela ISO 14001/2015 e da OSHAS 18001/2006.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108