Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

Catoca com responsabilidades acrescidas no processo de diversificação da economia | Fonte: Angop

 

A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, disse sábado, em Saurimo, que a Sociedade Mineira de Catoca (SMC) tem responsabilidades acrescidas no processo de diversificação da economia nacional, atendendo o seu potencial mineiro em África e no mundo.

“O sector mineiro tem uma grande responsabilidade neste momento em que o país se debate com a crise económica e financeira, derivado do baixo preço do petróleo no mercado internacional que naturalmente obriga a desaceleração da nossa economia e também afecta a estabilidade macro-económica do país”, disse Cândida Narciso quando intervinha no acto que marcou as celebrações antecipadas do Dia do Mineiro, a assinalar-se a 27 do mês corrente.

Por esta razão, prosseguiu, o Executivo Angolano tem na estratégia da saída da crise desenvolver a economia nacional, onde o sector mineiro está em primeira linha, visando assim diversificar as fontes de receitas do Estado.

“Temos acompanhado com bastante atenção o grande desenvolvimento que o sector mineiro experimenta nos últimos anos e no aumento gradual da sua contribuição no Orçamento Geral do Estado (OGE) e da oferta de inúmeros postos de trabalho que tem garantido a juventude”, reiterou.

Por outro lado, a governante garantiu que existe uma boa parceria entre o governo provincial e a Sociedade Mineira de Catoca no que toca aos projectos sociais, destacando a construção de escolas, creches e sistemas de abastecimento de água potável nos bairros circunvizinhos de Catoca e o programa de merenda escolar.

O Dia Nacional do Trabalhador Mineiro assinala-se a 27 de Abril, data instituída em 1985 pelo então Conselho de Defesa e Segurança de Angola, em reconhecimento a este segmento da economia nacional, que transforma em riqueza os recursos minerais que o país dispõe.


 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108