Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

MENSAGEM DE FIM DE ANO DO DIRECTOR GERAL DA SOCIEDADE MINEIRA DE CATOCA

 

Prezados trabalhadores e Parceiros,
Minhas Senhoras e meus Senhores!

Em nome da Direcção da empresa e em meu nome pessoal, aproveito a ocasião para saudar a todo o colectivo de trabalhadores e parceiros de Catoca, neste momento particular em que as famílias acabam de celebrar o Natal e preparam-se para a transição para o Novo Ano.


É já do conhecimento de todos, que tendo herdado de uma conjuntura crítica dos anos anteriores, o ano 2016, desde o seu início trouxe inúmeras dificuldades que se foram agudizando ao longo dos meses, caracterizados por factores externos, não controláveis, tais como a degradação do ambiente económico mundial, os constrangimentos e a desaceleração da economia angolana, cujas consequências negativas para a empresa foram os baixos preços de compra dos nossos diamantes, inferiores aos projetados no orçamento; a subida dos preços dos equipamentos, dos materiais e dos serviços de que Catoca necessitou; o aumento do preço dos combustíveis e um aumento da carga fiscal. Outrossim, ao nível interno, como era de esperar, aumentou a complexidade dos problemas resultantes do aprofundamento da mina, diante do imperativo vigente de redução dos custos aos níveis solicitados pelos sócios.

É perante esse tão adverso cenário, que assumimos o desafio de aproveitar todo o potencial disponível e implementar estratégias de gestão inteligentes e rigorosas, para garantir uma elevada eficiência operacional, através de medidas que vão desde importantes investimentos na produção, com a operacionalização dos Camiões Belaz para a transportação da massa mineira, a otimização e melhoria contínua nos diversos processos operacionais, o engajamento na montagem da linha de produção do moinho 3 da CT II, a intensificação dos trabalhos de operacionalização da chaminé CAT 42, dentre outras.

Não obstante, no âmbito da motivação das pessoas e melhoria da disciplina laboral do colectivo, realizamos a avaliação de desempenho e a valorização do mérito de todos quantos demonstraram os melhores índices.

Encaramos com seriedade a nossa responsabilidade social, sendo que no domínio interno, não só mantivemos os programas sociais correntes, como decidimos assumir em lugar do trabalhador o aumento do custo do Seguro de Saúde Ensa, passando a empresa a pagar 80% e o trabalhador 20% ao contrario dos 70% e 30% anteriores, respectivamente. No domínio externo, a atenção às comunidades foi sempre prioritária, com a realização de varias ações decorrentes do Protocolos de Cooperação com o Governo.

O desenvolvimento de todos esses esforços permitiu o alcance de resultados positivos no presente ano, pelo que aproveito a ocasião para enaltecer o contributo prestado por todos os trabalhadores e parceiros de Catoca.

O ano 2017, demandará esforços maiores, tendo em conta os desafios que nos são colocados pelos Sócios e pelo Governo, os quais requerem de todos nós um compromisso maior para com as nossas respectivas responsabilidades, pelo que será importante elevar a nossa eficiência operacional, aproveitando melhor a tecnologia disponível, motivando as equipas para a elevação do seu desempenho, através da premiação das pessoas que fizerem a diferença, elevar a disciplina laboral, através do combate sério contra o absentismo, melhorar as competências dos trabalhadores, através de ações estratégicas de formação, bem como uma maior atenção à responsabilidade social comunitária e à responsabilidade ambiental.

Desejo a todos trabalhadores e parceiros de Catoca, bem como às respetivas famílias muita saúde e muitos sucessos no vindouro ano 2017.

Luanda, 26 de Dezembro de 2016.

Serguei Amelin
Director Geral




 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108