Home | Fale Conosco

 
 
 
 

   News

COMUNIDADES CIRCUNVIZINHAS CONTAM COM ÁGUA POTÁVEL

 

As localidades de Caxita-Muandondji, Caicanga, Sacaxima-Muatoio, Luenda e Sapopo, na Lunda Sul, contam a partir de 20 de Março de 2018, com cinco sistemas de abastecimento de água potável, financiados pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito da sua responsabilidade social.
Orçados em 60 milhões de kwanzas, os equipamentos sociais, com uma capacidade para produzir 85 metros cúbicos de água potável ao dia, beneficiam mais de quatro mil habitantes das referidas aldeias.
O Vice-governador da Lunda Sul para Área Técnica e Infraestruturas, Leandro Kaputo afirmou que o acesso e abastecimento de água às populações constitui prioridade do Executivo angolano um desiderato que, "precisa da colaboração de parceiros sociais”.
O responsável reconheceu as dificuldades que as populações enfrentam e enalteceu o gesto de Catoca, enquanto parceiro social do governo local.
Por seu turno, o Director Geral em Exercício de Catoca explicou que os equipamentos colocados a disposição da população visam o cumprimento do programa gizado pela direcção da empresa de garantir condições necessárias para melhoria de vida das populações das localidades adjacentes ao empreendimento mineiro.
António Galiano Celestino lembrou ainda que a responsabilidade de Catoca vai para além da exploração de diamantes. “Vamos implementar, ainda este ano, projectos ligados à agricultura, piscicultura e ao fomento a educação”, rematou.
A implementação do sistema de abastecimento de água potável, a construção e apetrechamento da escola primária e do posto médico do bairro Caxita-Muandondji, para além de outras acções, acentuam o sentimento de gratidão expresso pelos moradores.
Reconfortado com o gesto, Custódia Antónia, que antes percorria quilómetros em busca de água no rio Caitengo, afirmou "com o chafariz próximo de casa vai poupar tempo e trabalhar mais. Numa altura em que preparasse para comemorar o 22 de Março instituído dia mundial da água, o governo e seus parceiros cumprem mais um dos propósito do Estado, que é o programa água para todos.




 
Endereço:
Luanda/Angola - Sector Talatona – Luanda Sul - Tels.: 2226247000 | 2226247001 | Fax.: 222006140 | 222006141
Saurimo/Angola - Tels.: 222624000 | 222624001 | Fax.: 222624108