Favoritos | Trabalhar conosco

Processo de Mineração

A Mineração é a principal actividade da Empresa e, por isso mesmo, o suporte de toda a sua acção. O início da exploração mineira foi a 11 de Fevereiro de 1997 com uma Central de Tratamento. Na sua operação utiliza escavadeiras e carregadeiras de 5 a 18m , camiões com capacidade para 40, 100 e 150 toneladas e correias transportadoras, efectuando-se o desmonte directo do maciço estéril e extracção do minério. Os blocos duros de minério são extraídos com ajuda de tractores de esteira CAT D11 e D10 que fazem a escarificação, enquanto que para o estéril (gnaiss) são empregues explosivos para o desmonte. Tecnologias modernas como Wenco optimizam a operação, simplificam a logística, minimizando os custos e permitem uma gestão integral de recursos. Com a entrada em funcionamento da CT2 elevou-se a capacidade de tratamento de minério para até 10 milhões toneladas/ ano, duplicando a produção inicial. O processo de recuperação de diamantes termina na Central de Tratamento.

Anualmente Catoca extrai: perto de 4.8 milhões de de minério e 13 milhões de estéril perfazendo perto de 18 milhões (milhões) de m de massa mineira.

Tecnologia utilizada

Uma Escavadeira PC-3000, de marca KOMATSU, com capacidade de 1200 cavalos, 14 metros cúbicos. Equipamentos de carga de 7 – 18 m ; camiões de 40 – 100 e 150 toneladas; equipamentos auxiliares, mais de 5km de correia transportadora e 1 sistema de formação de escombreira de última geração.

MINERAÇÃO.
Controle e gestão operacional em tempo real com recurso ao software Wenco,
sistema inovador que permite uma gestão integrada dos activos na mina.