Num acto presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA — E.P., Dr. José Manuel Augusto Ganga Júnior, foi oficialmente apresentada, em Luanda, a Associação Nacional dos Produtores Industriais de Diamantes – ANPID, que tem na presidência o Dr. Benedito Paulo Manuel, Presidente do Conselho de Gerência e Director Geral da Sociedade Mineira de Catoca, Lda.
O Dr. Benedito Paulo Manuel deixou clara a responsabilidade imputada à associação que está a dirigir, ao prever a criação de canais para garantir a melhor comunicação na associação, a fim de que os produtores tenham uma informação pontual.

“A comunicação pode ocorrer por meio da criação de uma rede social, correio electrónico para se partilhar toda a informação. De igual modo, teremos um mecanismo de interacção em que numa dinâmica sistemática a própria associação visite as distintas empresas no terreno de modo a aferir os problemas. Para garantir maior interacção, avançou que os associados podem, por via da associação, sugerir encontros para amadurecimento”, explicou o Dr. Benedito Paulo Manuel.
Relativamente aos objectivos da associação, o Vice-Presidente da ANPID, Dr. Victor Manuel Ventura Nunes, contou que a criação desse mecanismo visa defender essencialmente de uma forma integrada os interesses de todos os produtores de diamantes do País. Por outro lado, o mesmo mecanismo é tido como um espaço onde os produtores tenham a palavra na defesa dos seus interesses, assim como deverá servir como um veículo não só de análises mais globais e sustentadas mas também como interacção com os órgãos públicos.
“Esperamos contribuir para uma melhoria e um aumento da produção de diamantes, maior pagamento de impostos para o Estado, contribuir também de uma forma muito assertiva para as comunidades através dos investimentos sociais e cumprir com as regras que agora existem sobre a recuperação do meio ambiente”, disse.
Pedro Galiano, Diretor Geral da Endiama Mining e membro da Associação, prevê um organismo que trará benefícios significativos para os produtores, desde redes de contactos até tendências de mercados, além de possibilidades estratégicas de financiamentos conjuntos, relações com entidades estrangeiras e o estreitamento com o governo, sem deixar de lado as comunidades que circundam os projetos mineiros.
Sobre a associação
A Associação Nacional de Produtores Industriais de Diamantes–ANPID foi instituída a 23 de Julho de 2022, mediante assembleia constitutiva que aprovou os seus estatutos, tendo como associados fundadores as Sociedade Mineiras de Catoca, Uari, Chitotolo, Cuango, Calonda e Endiama Mining.
Com sede provisória nas instalações disponibilizados pela Sociedade Mineira de Catoca, em Talatona, a ANPID é uma entidade sem fins lucrativos que se propõe constituir como parceiro institucional das instituições públicas, visando a promoção dos interesses comuns do sector, com a partilha de conhecimento e estabelecimento de padrões de actuação, só para citar.
No pretérito mês de Janeiro decorreu a 2ª Assembleia Geral Ordinária da Associação, no qual foram aprovados o regulamento de admissão de membros e quotas, o regulamento eleitoral, bem como a composição dos seus órgãos sociais:
- Assembleia Geral
Presidente: Dr. José Manuel Augusto Ganga Júnior;
Secretário: Dr. Miguel Maria Muay Nensuca;
Secretário: Dr. Alcides Malembe Bernardo Escrivão.
- Direcção
Presidente: Dr. Benedito Paulo Manuel
Vice-Presidente: Dr. Victor Manuel Ventura Nunes
Vogal: Engº Rómulo Mucase
Vogal: Dr. Henrique Videira
Vogal: Dr. Artur Jorge Alberto Gonçalves
- Conselho Fiscal
Presidente: Dr. Paulo Mandela do Amaral Martins
Vogal: Dr. Porfírio Horácio Soares
Vogal: Dr.ᵃ Lucinda da Conceição Guedes Mota