O combate à pandemia da Covid-19 na Sociedade Mineira de Catoca ficou reforçado com a instalação de um hospital campanha na Vila residencial, um esforço da Direcção da empresa na luta contra o inimigo invisível.
A unidade instalada junto à Clínica Sagrada Esperança está preparada com 16 camas, quatro das quais para atender pacientes críticos, suportadas por dois ventiladores e outros meios técnicos de assistência.
São duas naves instaladas para receber os possíveis pacientes graves e críticos, respectivamente, para além de um consultório, casas de banho e uma zona de desparamentação dos profissionais de saúde.
No capítulo dos recursos humanos, a referida unidade conta com um médico intensivista, que contará com o apoio de uma equipa de enfermeiros, preparados para o efeito, com actualizações periódicas em matérias ligadas ao manuseamento de casos de SARsCov-2.
Kiesse Sebastião, Médico afecto ao Sector de Medicina Ocupacional, conduz o processo e destacou as valências do hospital de campanha.
“O hospital está equipado, obedecendo os padrões definidos pelas autoridades, mas esperamos não usar”, referiu o gestor, aludindo à necessidade da prevenção constante, para se evitar possíveis casos.
Para além das condições criadas dentro da Vila Residencial de Catoca, Kiesse Sebastião aponta ainda a disponibilidade de mais espaço para internamento de pacientes quando a necessidade bater à porta.
“contamos com quartos e no hotel IU, bem como a unidade para quarentena institucional no Mulombe em Saurimo, também fruto da estreita relação com as autoridades locais”, sublinhou o Médico.
A Sociedade Mineira de Catoca continua com as acções de prevenção e combate à Covid-19, em que se destacam várias acções de sensibilização, para além das campanhas de testagem aleatória nas frentes de trabalho.