O terceiro dia da 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE 2024), decorrido hoje, 7 de Novembro de 2024, foi reservado para Angola, um momento que contou com uma forte presença de empresários e investidores chineses, interessados em investir no país. Dentre as apresentações, mais uma vez ficou comprovado o alcance e reconhecimento internacional da empresa Catoca, tendo merecido uma efusiva salva de palmas pelos presentes, após a exibição do vídeo que mostra a qualidade do processo de produção, a implementação das melhores práticas internacionalmente aceites na mineração e o impacto económico e social nas comunidades, de modo particular, e de Angola em geral.
A Sociedade Mineira de Catoca, liderada pelo angolano Benedito Paulo Manuel, mereceu o reconhecimento dos Governos de Angola e da República Popular da China, com a outorga de um certificado e uma menção honrosa, pela exitosa participação neste importante evento.
Segundo António Martins, empresário do ramo da joalharia na China, a mineradora Catoca representa um orgulho para o País e o continente africano. “Estou neste mercado há dezenas de anos e sinto-me orgulhoso por existir uma empresa angolana, liderada por angolanos, que disputa o espaço internacional, neste segmento, em pé de igualdade com companhias de países muito mais desenvolvidos” disse, tendo sublinhando que outro facto que nos deve orgulhar a todos “tem que ver com o impacto económico e social, a forma como está a transformar a vida de milhares de famílias em todo país, quer pelos empregos, quer pelos programas sociais” concluiu.
Por sua vez, o Eng. Filipe César, que falava em representação a Direcção Geral de Catoca, considerou como positiva a nossa participação, pois permitiu a interacção com importantes players da mineração. “Estabelecemos muitos contactos, tomamos conhecimento de tecnologias de última geração e potenciais fornecedores, interacções que terão continuidade e poderão evoluir para parcerias que venham agregar valor à nossa actividade” disse.
O Fórum de Negócios de Angola, decorrido no quadro da 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE 2024), contou com a participação da Secretária de Estado do Comércio e Serviços, Dra. Augusta Fortes, que esteve a ser acompanhada pelo Embaixador de Angola na China, Dr. João Salvador Neto e pelo Presidente da Câmara de Comércio Angola – China, Dr. Luís Cupenala.
A 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE), que decorre em Shangai, do dia 5 até 10 de Novembro, é um evento de grande importância para a China, funcionando como uma plataforma de abertura para o mundo. Estão a participar cerca de quatro mil empresas, em representação de mais de 120 países, com a previsão de gerar um volume de negócios na ordem das centenas de bilhões de dólares