A Sociedade Mineira de Catoca participou da 1ª Conferência de Mulheres na Mineração, Petróleo e Gás, denominada “Women in Mining, Oil and Gas”, realizada na passada quinta-feira, 10 de Outubro, no Hotel Intercontinental, em Luanda, representada pela Directora Geral Adjunta para a Área de Administração, Eng. Engrácia Soito João, um evento que permitiu a troca de experiências entre mulheres profissionais deste importante sector da economia africana.
Este evento, de particular importância, contou com a presença da Vice Presidente da República de Angola, Eng. Esperança da Costa, e foi conduzido sob o lema “construindo futuro rumo a próxima geração de mulheres líderes na indústria extrativa”, uma conferência que teve como objectivo falar das experiências adquiridas na sustentabilidade e governança corporativa e a necessidade de uma cada vez maior inclusão das mulheres na liderança da indústria extrativa, uma vez que a África tem um grande potencial em recursos minerais.
Na sua apresentação, a Eng. Engrácia Soito João destacou a visão de Catoca sobre a sustentabilidade, levando a conhecimento dos presentes que a empresa implementa as melhores práticas internacionais de protecção do meio, considerando ser uma referência a nível do continente africano e do mundo, de modo geral. Essa conquista, segundo a Directora Geral Adjunta para a Área de Administração de Catoca, foi alcançada e tem sido mantida por meio de uma aposta forte e permanente na capacitação dos quadros da empresa.
Firme nas suas palavras e convicta de que as mulheres são capazes de responderem quaisquer desafios, a Eng. Engrácia da Luz Soito João, que partilhou o painel com a Eng. DJanira Santos, Administradora Executiva da Agência Nacional de Recursos Minerais, apelou unidade entre as mulheres e aposta na contínua formação, para permitir que a nova geração encontre o caminho já desbravado.