CATOCA PARTICIPA DA 41ª EDIÇÃO DO ÍNDIA INTERNATIONAL JEWELLERY SHOW PARA PROMOÇÃO DO DIAMANTE NATURAL E O REFORÇO DE PARCERIAS INTERNACIONAIS

Arrancou ontem, 30 de Julho de 2025, a 41ª Edição do Índia International Jewellery Show (IIJS 2025), que decorre no prestigiado Jio Convention Center, em Mumbai, capital económica da Índia. Este evento é considerado um dos maiores e mais importantes do mundo, dedicados à joalharia e à indústria diamantífera, reunindo os principais players internacionais do subsector diamantífero.

A Sociedade Mineira de Catoca, referência a nível mundial, participa com dois representantes, nomeadamente, o Chefe de Departamento de Comercialização, Ricardo Soares e a avaliadora de diamantes, Rosângela Simões. A delegação angolana conta também com a participação de representantes da Endiama EP e da Sociedade Mineira do Luele, uma participação conjunta que reforça o posicionamento de Angola como uma referência incontornável no mercado internacional de diamantes.

Durante o 1° dia da missão, a delegação realizou reuniões estratégicas com entidades de destaque no sector diamantífero, incluindo o International Gemological Institute (IGI), Venus e a Kiran Gems, uma das maiores empresas de lapidação de diamantes do mundo. Esta última recebeu a delegação nas suas instalações para discutir temas centrais como operações de lapidação em larga escala, o impacto social da indústria diamantífera em Angola, estratégias de reforço da cooperação bilateral e mecanismos de rastreabilidade e certificação de origem dos diamantes, cada vez mais exigidos pelo mercado internacional no contexto das boas práticas de comércio responsável e sustentável.

A visita técnica às instalações e à exposição do evento permitiu à delegação conhecer os processos operacionais, padrões de qualidade e soluções tecnológicas aplicadas pelas empresas indianas líderes do subsector.

A participação da Sociedade Mineira de Catoca no IIJS 2025, sublinha-se, reafirma o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a transparência na cadeia de valor dos diamantes, além de reforçar a presença da indústria diamantífera angolana nos principais fóruns e mercados globais.