A Sociedade Mineira de Catoca, maior produtora de diamantes de Angola, está em destaque na 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE 2024), que decorre desde hoje, 5, até ao dia 10 de Novembro, na Cidade de Shangai, República Popular da China. A participação da mineradora está enquadrada na delegação angolana, que conta com cerca de 30 empresas de diversos sectores do tecido empresarial angolano, uma oportunidade particularmente importante para dar visibilidade ao potencial e a qualidade dos produtos “Feito em Angola”, de modo a atrair investimentos para o País.
A delegação de Catoca é composta de seis elementos, nomeadamente, o Eng. Filipe César, coordenador da delegação, Eng. António Calado Chefe Interino do Departamento de Energia e Águas, Mário Domingos, Eng. Manuel Félix, Custódio Rodrigues e Ludmila Arménio. Segundo o responsável pela delegação, Eng. Filipe César, que falava em representação a Direcção Geral de Catoca, a nossa participação deve-se ao facto de sermos uma das maiores empresas do País, cujo produto têm grande procura no mercado asiático, particularmente na China. Mas deve-se também por este evento constituir um espaço privilegiado para mostrarmos ao mundo o potencial e as oportunidades existentes em Angola.
Além da Catoca, Angola faz-se representar com empresas como o Porto de Luanda, a ARCLA – Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola, Porto do Soyo, Refriango e de outros sectores. A delegação de Angola é chefiada pela Secretária de Estado do Comércio e Serviços, Dra. Augusta Fortes, que esteve a ser acompanhada pelo Embaixador de Angola na China, Dr. João Salvador Neto e pelo Presidente da Câmara de Comércio Angola – China, Dr. Luís Cupenala.
A Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE) é um evento de grande importância para a China, funcionando como uma plataforma de abertura para o mundo. Em média participam cerca de quatro mil empresas, em representação de 129 países, gerando centenas de bilhões de dólares todos anos