DIRECTORA GERAL ADJUNTA PARA ÁREA ADMINISTRATIVA CONSTATA OBRAS DO PROJECTO DE CASAS ECOLÓGICAS NO BAIRRO LUENDA

A Directora Geral Adjunta para Área Administrativa da Sociedade Mineira de Catoca, Engrácia Soito João, radiografou, recentemente, as obras de construção das casas ecológicas situadas na comunidade do Luenda, município de Saurimo.

Durante a visita, a gestora inteirou-se sobre o andamento dos trabalhos, bem como os materiais a serem usados na produção das residências que vão conferir maior dignidade à população circunvizinha do empreendimento mineiro.

Para o Chefe do Sector de Gestão de gestão de Benefícios, Africano Barros, a participação da comunidade e o uso de material local que visa mitigar o impacto ambiental, aguça o sentimento de pertença e poupa despesas, acrescentando que o projecto serve de modelo para outras zonas de jurisdição contempladas.

“As casas são da tipologia T3, cada uma será construída num espaço de 60 metros quadrados e custam cerca de 20 mil dólares. A Catoca, através da sua área de sustentabilidade tem contado com a mão-de-obra local, recorrendo aos jovens das comunidades com experiências ou capacidade de contribuir no processo das construções das residências em curso”, salientou.

Mabueni Buba Weli, gerente da construtora, referiu que 70% do material aplicado na produção dos blocos é local, excepto o cimento e o aço, em respeito as normas ecológicas.

Os critérios de execução priorizam dez residências para acomodar as autoridades tradicionais, sendo que, estão previstas a construção de 125 residências para acomodação das distintas famílias daquelas localidades.