O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da Lunda Sul, encabeçada pelo seu Director Provincial, Carlos Isabel Ferreira, atribuiu, ontem 08 de Maio do ano em curso, nota positiva à Sociedade Mineira de Catoca por cumprir rigorosamente com o aspecto relacionado à mitigação de riscos ambientais perante as actividades geradoras de poluição atmosférica.
Na visão do engenheiro e director provincial do Gabinete de Ambiente da Lunda Sul, Carlos Isabel Ferreira, a Sociedade Mineira de Catoca demonstrou maturidade no quesito sistema de protecção ambiental, no desempenho de actividades físicas que impactam directamente na degradação do ambiente.
“Catoca desenvolveu consideravelmente, no meu entender, agora, está muito mais preocupada com o ambiente, e, de certa forma, com a saúde humana, o que pode servir de exemplo para própria província”, reconheceu.
Outro ponto importante que despertou atenção dos auditores tem que ver com a qualificação dos técnicos em algumas áreas por onde passaram, que por sua vez, foram claros nas suas abordagens quando fosse chamados a intervir.
Neste aspecto, os profissionais de Catoca, comandados pelo Chefe do Sector de Meio Ambiente, Sabino Coqueia, deram a conhecer que, independentemente das actividades desenvolvidas pela empresa impactar no ambiente estão preocupados em restituir o ambiente.
“Estamos inquietados em deixar o ambiente tal como encontramos, por exemplo, com a plantação de mudas nas zonas degradadas por nós”.
Lembrar que o roteiro abarcou a oficina mecânica (sucatas, pneumáticos e baterias), tanques de combustíveis, depósitos de resíduos domésticos, industriais, hospitalares e radioactivos, estação de tratamento de água residual e potável, bacia de contenção de rejeitados, viveiros de muda e área de saúde e as novas tecnologias de ponta foram dentre estes os principais pressupostos e indicadores diferenciais auditados com maior inclemência pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários.