LUNDA SUL: GOVERNADOR DESTACA CONTRIBUTO DA CATOCA AO LONGO DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

O Governador da Lunda Sul destacou este Sábado, 08 de Novembro, em Saurimo, o papel da Sociedade Mineira de Catoca no desenvolvimento da província no percurso dos 50 anos de Independência Nacional. Daniel Neto proferiu estas palavras durante o seu discurso no acto provincial celebrativo antecipado da Independência de Angola, realizado no largo 1° de Maio.

Na visão do Governante, a solidificação da marca Catoca trouxe prestígio à província desde a descoberta de outros jazigos quimberlíticos à promoção do desenvolvimento local em acções conjuntas.

“O surgimento destas empresas, permitiu que a província passasse a produzir mais de 85% dos diamantes do país”, assegurou.

Este engajamento se estende até ao aumento da empregabilidade, graças ao trabalho de Catoca e de outras empresas mineiras, bem como o surgimento de serviços diferenciados na região para suportar a actividade mineira.

Daniel Neto sublinhou igualmente a implementação dos quatro programas sociais estratégicos de Catoca, que têm impactado em centenas de famílias por toda a região Leste.

No domínio da cultura, o dirigente assinalou entre as diversas iniciativas pela província, a realização da terceira edição do Festival de Música e Dança Tradicional- Ngeya, de iniciativa da maior mineradora angolana.

“Um verdadeiro estímulo à preservação e valorização da cultura na região,” reconheceu o Governador da Lunda Sul.

O acto antecipado de celebração dos 50 anos da Diapanda foi testemunhado por milhares de cidadãos representantes dos diversos segmentos da província, com realce aos quadros seniores da Sociedade Mineira de Catoca.