MESTRANDOS PROCURAM SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DA LUNDA SUL

Os estudantes do curso de Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Escola Superior Politécnica da Lunda Sul afecta à Universidade Lueji A´Nkonde afirmaram que vão produzir relatórios com soluções para os vários problemas que assolam a província da Lunda Sul a submeterem para instituições competentes para materialização.

Os pronunciamentos foram proferidos ontem, 16 de Maio corrente, no termo de uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Catoca, com objectivo de conciliar teoria à prática no módulo de auditoria.

Visivelmente satisfeito com o funcionamento da ETAR, o estudante Agostinho Camuamba sugere a ”implementação de uma ou mais estações de tratamento de águas residuais” para o município sede por formas a facilitar o tratamento de todas as águas dos esgotos e residências.

A sua colega Albertina Esperança manifestou a preocupação com as ravinas que assolam a província e augura colaboração entre a Universidade e o governo local para se encontrar soluções plausíveis para o estancamento das mesmas.

No seu turno, o docente universitário Zacarias Iamba entende que o desassoreamento do rio muanguês é insuficiente para resolver o problema e sugere o desvio da foz com rio chicapa para que as areias ”não poluam a água e periguem o funcionamento da barragem hidroeléctrica de Chicapa”, sublinhou.

O docente fez saber ainda que os relatórios a produzirem serão submetidos aos ministérios de tutela para o devido tratamento. O académico reconheceu ainda os esforços de Catoca para o ”desenvolvimento da província por conta de vários programas de responsabilidade social e o contributo para a resolução de problemas de catástrofes naturais como ravinas”, rematou.