PRIMEIRO DIRECTOR GERAL RECONHECE ESFORÇOS GIZADOS PELOS SEUS SUCESSORES

Volvidos vinte e três anos desde que largou a liderança da empresa, o primeiro Director Geral da Sociedade Mineira de Catoca deu nota positiva a 22 de Maio de 2019, na vila mineira de Catoca, aos seus sucessores pelo crescimento registado e palmarés alcançado, e dos esforços gizados por todos trabalhadores, num ambiente conturbado na arena política, económica e social, devido a guerra civil que se fazia sentir no país.

Naim Cardoso afirmou que, mesmo à distância, tem acompanhado a evolução da empresa através dos órgãos de comunicação e realça o impacto que tem a diamantífera na balança económica nacional, sendo o subsector dos diamantes, dos que mais contribuem para os cofres de Estado.

O esforço de quadros nacionais e expatriados, numa altura de dificuldades de vária ordem mereceu o reconhecimento de um dos pioneiros de Catoca e lembra com alguma nostalgia os momentos em que os equipamentos chegavam via aérea e dos esforços gizado para ”convencer mais de 600 garimpeiros encontrados nas imediações da actual mina”.

Questionado sobre a escassez de técnicos angolanos no período de 1993 a 1996, Naim explicou que “ Sempre procuramos especialistas russos e brasileiros que, com seu saber, contribuíram significativamente na minha gestão até ao ano de 1996, data que, o Dr. Ganga Júnior assumiu o barco e eu fui fundar uma outra empresa mineira, o Chitotolo, na vila mineira de Nzagi”, sublinhou.

Quanto a transportação de equipamentos e bens alimentares, o dirigente apontou o recurso a aviões, como meio seguro para garantir a operacionalização dos serviços ”Nesta época não tinha como os equipamentos e bens alimentares chegar a mina por via terrestre devido o conflito armado e ninguém poderia aceitar viajar via terrestre por que aquele tempo de incerteza se chega ou era atacado” lembrou.

Já nas vestes de Consultor e Formador sobre Liderança Comportamental, Naim Cardoso encoraja os jovens a fazerem render as suas inteligências para que, com profissionalismo e excelência, levem a empresa rumo ao topo três das grandes diamantíferas em produção e facturação.