Covid-19: Catoca reveza turnos depois de três meses

Num comunicado enviado ao Jornal de Angola, a companhia revelou ter adoptado uma estratégia de rotatividade das equipas, de modo a que os trabalhos não paralisem, ao mesmo tempo que para salvaguardar o funcionamento da empresa, milhares de postos de trabalho e a contribuição económica.

O director-geral da companhia, Benedito Manuel, adiantou que o processo de revezamento tem início com os trabalhadores com base familiar na Lunda-Sul, levando parte dos que estão em casa a retomarem, permanecendo em regime de confinamento na mina, com os outros a serem dispensados para cumprirem o isolamento social junto das famílias.

Os regresso dos que têm a base familiar em Luanda está condicionado pelo levantamento da cerca sanitária instalada sobre a capital, de modo a que seja possível a deslocação dos trabalhadores em sentido inverso.

A companhia, participada por capitais angolanos e russos, representa 75 por cento do total da produção angolana de diamantes. No ano passado, as vendas representaram 740 milhões de dólares, com as contribuições fiscais a atingirem 130 milhões, de acordo com dados do I Conselho de Direcção Alargado da companhia, realizado em Dezembro citados pela Angop.