27 DE ABRIL: CATOCA DOA MAIS DE 7 TONELADAS DE MEDICAMENTOS AOS HOSPITAIS DA LUNDA SUL

Mais de 7 toneladas de medicamentos foram entregues quinta-feira, 25 de Abril de 2019, pela Sociedade Mineira de Catoca, ao hospital provincial da Lunda Sul, com objectivo de reforçar o stock de fármacos e minimizar as dificuldades que a unidade hospitalar enfrenta, gesto inscrito no quadro das comemorações do Dia Nacional do Mineiro.

Consta do lote entregue antipalúdicos, antibióticos, antipiréticos, ansiolíticos, anti-inflamatórios, soros, seringas, gel de ecografia, entre outros fármacos de necessidade permanente nos hospitais.

O Director de Administração e Recursos Humanos, José Zeca Ngoia procedeu a entrega formal dos medicamentos nas mãos do Vice-governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Leandro Kaputo, numa cerimónia prestigiada pelo Administrador Municipal de Saurimo, Neves Romão, membros de diversos departamentos do governo e de Catoca.

A Directora em Exercício do Gabinete Provincial da Saúde agradeceu o gesto da diamantífera que, segundo ela, chegou num momento oportuno em que a “Província se debate com surto de sarampo e constantes casos de malária”, sublinhou.

Para além de sarampo e malária, prosseguiu Suzana Mário, as doenças diarreicas e respiratória agudas, cardiovasculares e a malária se figuram no topo de patologias que preocupam a unidade sanitária e ressaltou que os fármacos vão ser controlados rigorosamente e encaminhados para os destinatários.

No seu turno, a Chefe de Sector de Medicina Ocupacional de Catoca, Albertina Gourgel, fez saber que o gesto da empresa se enquadra no âmbito da responsabilidade social e afirma que vai minimizar a carência de medicamentos registada nos hospitais da Lunda Sul.

A também médica avançou que, à semelhança da Lunda Sul, a acção solidária de Catoca se vai estender para outras províncias da região Leste em igual quantidade, especificamente para a Lunda Norte e Moxico.

Com uma capacidade de 174 camas, o Hospital Provincial da Lunda Sul é assegurado por 474 funcionários, dos quais 32 médicos, entre nacionais e estrangeiros, 188 enfermeiros e 254 agentes administrativos e auxiliares de limpeza.