Cerca de 50 mil alunos na província da Lunda Sul passam a beneficiar a partir de hoje, 30 de Janeiro de merenda escolar produzida na fábrica construída em Saurimo, pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito da sua responsabilidade social, inaugurada pelo Ministro Angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Dr. Diamantino Azevedo.
Erguida em um espaço de cinco mil metros quadrados, nos arredores do bairro Txazaínga, periferia de Saurimo, a unidade fabril surge para dar suporte ao programa de combate à evasão escolar que a empresa promove, com várias acções anualmente.
Pão e Leite de Soja constituem a base da merenda escolar, num projecto agora maior, cuja meta é atender as demais comunidades da Lunda Sul.
Na ocasião, o Director do gabinete Provincial da Educação na Lunda Sul, Canhinguiquine Perfeito Candondolo realçou o impacto social do programa de distribuição de merenda escolar pela província que concorre para o combate ao absentismo escolar e o seu grande contributo na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos.
O gestor enalteceu igualmente a aposta social de Catoca e seus parceiros, nos mais variados programas virados ao sector que dirige na província, que compreende a construção de escolas, distribuição de material escolar e outros insumos, que servem de estímulo às classes docente e discente.
Já o Presidente do Conselho de Gerência e Director Geral da Sociedade Mineira de Catoca, Dr. Benedito Paulo Manuel, a inauguração da infraestrutura constitui motivo de regozijo para toda a classe mineira e para a empresa em particular, por proporcionar aos alunos da Lunda Sul uma merenda com os padrões de qualidade.
“Esta fábrica é um exemplo inequívoco do nosso engajamento em prol do desenvolvimento económico e social, capaz de influenciar positivamente o crescimento dos seus beneficiários. Fazemos isso porque acreditamos que, em parceria com o Governo e a Endiama, estamos a contribuir para a construção de um futuro melhor para as novas gerações,” refere o gestor.
Testemunharam o acto, o Governador da Lunda Sul, Eng. Daniel Félix Neto, representantes do Ministério da educação, MIREMPET, PCA da Endiama e da Sociedade Mineira de Luele, bem como membros da sociedade civil.