A Sociedade Mineira de Catoca está a participar, a partir de hoje, 9 de setembro, da 10ª Semana Africana de Engenharia, realizada pela primeira vez em Luanda, numa promoção da UNESCO e organizada pela Ordem dos Engenheiros de Angola. Participam deste evento, a decorrer até sexta-feira, 13 de setembro, especialistas provenientes dos mais variados pontos do continente africano, no sentido de juntos encontrarem soluções sustentáveis, para o desenvolvimento dos países africanos.
O Eng. Mário Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, sublinhou o facto de o continente africano ser o “berço do conhecimento”, apelando aos profissionais africanos das áreas de engenharia, a usarem esta semana como uma plataforma em que os representantes dos diferentes países e organizações partilharão as suas visões de futuro, em busca de soluções promotoras do desenvolvimento do continente, de modo particular e do mundo, de forma geral.
Por sua vez, o bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola, Eng. Augusto Paulino de Almeida Neto, considerou ser um marco importante o facto de, pela primeira vez, a Semana Africana de Engenharia estar a decorrer num país africano de Língua Portuguesa e, mais importante ainda, essa cidade ser a capital angolana, Luanda.
“A presença de ilustres figuras, vindas de vários países africanos, traduz a importância e o reconhecimento do papel de Angola no universo da engenharia no continente. Para nós, estar a realizar este evento no nosso país, é um testemunho claro do nosso compromisso para com o desenvolvimento sustentável e auguramos que as nossas discussões produzam soluções susceptíveis de influenciarem a criação de políticas geradoras de desenvolvimento dos nossos países” disse Augusto Paulino de Almeida Neto.
A Sociedade Mineira de Catoca faz-se presente com uma delegação composta por mais de vinte profissionais, liderada pela Directora Geral Adjunta para a Área de Administração, Eng. Engrácia Soito João, que considerou ser importante a participação da empresa por ser um actor relevante no sector produtivo de modo geral e das engenharias de modo particular.
“Por força da natureza da nossa actividade, a Ordem dos Engenheiros de Angola afigura-se como um parceiro importante e esta actividade para nós representa uma grande oportunidade para partilha de conhecimento, fruto da nossa experiência, mas também para absorção de conhecimento por parte dos nossos engenheiros” disse a Eng. Engrácia Soito João.
Este evento, conforme fez saber a responsável, representa também uma oportunidade para actração de investimentos, para darem corpo aos nossos objectivos de diversificação do portfólio de Catoca, que pretende ir para além dos diamantes, tendo nesta altura, como principal foco os minerais satélites.
A 10ª Semana Africana de Engenharia, que decorre simultaneamente com a 8ª Conferência Africana de Engenharia, decorre com a participação de mais de duas dezenas de empresas, entre elas as maiores do País, nomeadamente, a Sociedade Mineira de Catoca, a Sonangol, a DAR e outras. Entre as diferentes individualidades presentes no evento, destacam-se as presenças dos dignos representantes da UNESCO, dos presidentes das organizações das associações de engenharia a nível do mundo e do continente africano. O último dia, 13 de setembro, está reservado a uma visita à Mina de Catoca, onde os delegados, sobretudo estrangeiros, terão a oportunidade de conhecer o vasto parque tecnológico de Catoca, bem como a qualidade dos processos e o impacto económico e social