Ideias brilhantes e iniciativas por parte dos trabalhadores da empresa são tidas como os principais pontos de partida para que nasça um “casamento” perfeito entre a Sociedade Mineira de Catoca e a Academia como referenciou muito recentemente, o Director Geral da maior produtora de diamantes nacional, Dr. Benedito Paulo Manuel, aquando da abertura da 1ª Conferência Técnico – Científica de Catoca, sob lema “desafios, melhoria e resultado” que decorreu no Espaço de Lazer, na Vila Residencial de Catoca.
Aproveitar olhar para à conferência como sendo um espaço privilegiado para a troca de ideias, discussão de soluções, bem como a apresentação de problemas identificados na empresa constam da visão do Dr. Benedito Paulo Manuel “temos um compromisso com a academia e, isso pressupõe a necessidade de um casamento entre a nossa indústria e a academia”, referiu.
Contextualizando com o que se vê nas grandes empresas no mundo, existe uma enorme ligação entre os dois segmentos “indústria e academia” pelo que, ambos promovem pesquisas que trazem novos produtos e serviços que trazem benefícios para a sociedade em geral. “Nós não podemos ser a excepção, queremos contar com as universidades para que, efectivamente, se alcance aquilo que é o necessário para resolvermos os problemas complexos”.
Numa era em que se fala da transição energética, o Dr. Benedito Paulo Manuel demonstrou-se aberto para contar com o apoio dos académicos “queremos em conjunto com a academia dar um salto, estamos conscientes que ainda somos crianças nesse aspecto”.
Durante os dois dias de trabalho foram abordados temáticas de grande relevância com especialistas da Catoca e distintos académicos.