COORDENAÇÃO DA ITIE ELOGIA A PARTICIPAÇÃO DE CATOCA A INSTALAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ANGOLA

A responsável do Comité Internacional da ITIE (Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva) para Angola e Moçambique, Dra. Tatiana Alvarenga, elogiou a participação da Sociedade Mineira de Catoca nos trabalhos para a implementação da ITIE no País, pronunciamento feito no fim de uma reunião realizada hoje, 27 de Novembro de 2024, na sede da Catoca em Luanda, que teve como objectivo validar a informação prestada pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) e o Comité Nacional de Coordenação da ITIE Angola.

Dra. Tatiana Alvarenga, responsável do Comité Internacional da ITIE.

Segundo a Dra. Tatiana Alvarenga, está a ser feito um trabalho positivo e a Catoca tem desempenhado um papel muito importante, sobretudo por ser uma referência no sector, em termos de quota de mercado, qualidade dos seus processos e a contribuição social por meio dos programas sociais que implementa. Fez saber ainda que “foi feita a recolha da informação necessária e agora serão dados os passos subsequentes” disse, considerando que a parte da Catoca está feita.

Por sua vez, o Eng. Bonevides Camilo, líder da equipa que representa Catoca no Comité Nacional de Coordenação da ITIE Angola, sublinhou a importância desta organização internacional para o reforço do reconhecimento de Angola e das empresas angolanas no mercado internacional, como cumpridoras das melhores práticas internacionais da mineração, factor determinante para a manutenção da reputação da marca, dos preços do produto e para atração de investimentos.

“O facto de sermos pioneiros na subscrição da ITIE na mineração em Angola coloca-nos mais uma vez, um passo a frente e reafirma o nosso posicionamento como uma referência incontornável no subsector dos diamantes em Angola, de modo particular, e no mundo em geral” disse o Eng. Bonevides Camilo.

O objectivo principal da ITIE, sublinha-se, é de aumentar a transparência e a qualidade de todos os processos na indústria extractiva, em conformidade com as melhores práticas internacionalmente aceites. O Estado Angolano está engajado em garantir a implementação do ITIE em Angola, como forma de transmitir ao mundo o rigoroso e transparente processo de mineração no País e as acções de combate à corrupção.