Realizou-se ontem, 10 de Novembro de 2024, o acto de encerramento da 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE 2024), que decorreu entre os dias 5 e 10 de Novembro de 2024, um evento em que ficou patente o alcance e reconhecimento internacional da empresa Catoca, que se fez presente com uma delegação liderada pelo Eng. Filipe César, em representação a Exma. DGAA, Eng. Engrácia Soito João.
Durante a reunião de balanço, presidida pela Exma. Secretária de Estado do Comércio e Serviços, Dra. Augusta Fortes, foi sublinhada a participação de todas as empresas, com destaque para a Sociedade Mineira de Catoca, que com sentido de Estado abraçou ao projecto e apoiou, tornando possível a participação exitosa de Angola neste evento. “Muito obrigado, pelo patrocínio e pela qualidade da vossa participação, em termos de presença no stand e pela qualidade dos contactos feitos” disse a Secretária de Estado do Comércio e Serviços, Dra. Augusta Fortes, aos dirigir-se ao Eng. Filipe César e à delegação que o acompanhou.
Por sua vez, ao tomar a palavra, o Eng. Filipe César transmitiu, em nome da Direcção Geral, os agradecimentos pelo convite, considerando ter sido uma oportunidade valiosa para a realização de muitos contactos de interesse à nossa empresa, mas também por constituir um espaço privilegiado para divulgação da nossa marca.
Segundo o Presidente da Câmara de Comércio Angola – China, Dr. Luís Cupenala, O Governo Chinês abriu uma linha de financiamento avaliada em cerca de 10 mil milhões de dólares, direcionada aos países africanos e, pelo facto de Angola ser dos principais parceiros económicos da China em África, a expectativa é de que, pelo menos um terço, seja canalizado para financiar o desenvolvimento industrial de Angola.
A 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE) é um evento de grande importância para a China, funcionando como uma plataforma de abertura para o mundo. Participaram cerca de quatro mil empresas, em representação de mais de 120 países, com a previsão de gerar um volume de negócios na ordem das centenas de bilhões de dólares.
A delegação de Catoca esteve composta por seis trabalhadores, nomeadamente, o Eng. Filipe César, coordenador da delegação, Eng. António Calado Chefe Interino de Departamento de Energia e Águas, Mário Domingos, Eng. Manuel Félix, Custódio Osório e Ludmila Arménio. Além da Catoca, Angola fez-se representar com empresas como o Porto de Luanda, a ARCLA – Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola, Porto do Soyo, Refriango e de outros sectores. A delegação de Angola foi chefiada pela Secretária de Estado do Comércio e Serviços, Dra. Augusta Fortes, que esteve a ser acompanhada pelo Embaixador de Angola na China, Dr. João Salvador Neto e pelo Presidente da Câmara de Comércio Angola – China, Dr. Luís Cupenala