INDABA 2020: CATOCA VAI MANTER OS NÍVEIS DE PRODUÇÃO DE 2019

Com o arranque da mina do Luaxe, segundo Benedito Manuel, “Os esforços financeiros e técnicos levam Catoca a prever numa recuperação acima de 7 milhões de quilates com a facturação a fixar-se na ordem de 600 milhões de dólares norte americanos.

Sobre a vida útil da mina, o também Presidente do Conselho de Gerência fez saber que a exploração do jazigo que foi concebido até 600 metros de profundidade, com perspectiva de atingir os horizontes profundos abaixo dos seus níveis concebidos, poderá tornar a exploração do quimberlito de Catoca subterrânea, o que pode elevar os 34 anos, acima do previsto.
Por formas a reduzir os níveis altos de desemprego no seio da juventude, o responsável revelou que com o arranque do Luaxe previsto para este ano, espera-se na primeira fase criar perto de 600 empregos directos, num empreendimento que para os próximos anos poderá garantir mais de 6 mil postos de trabalho.
Sobre o pilar da sustentabilidade, o director geral considerou uma missão desafiadora que poderá impingir Catoca na mudança de estratégias, saindo do assistencialismo para o autossustentável e melhoria da vida das populações das comunicações.
Segundo ele, “ao longo de 25 anos o desenvolvimento que Catoca ‘não’ reflectiu na vida das pessoas dos bairros adjacentes ao empreendimento, o que leva a empresa redefinir os seus moldes de actuação, apostando na requalificação dos bairros ao redor do empreendimento, formação da sua juventude e inseri-los inserção ao mercado de trabalho.