LUAXE VAI PRODUZIR UM MILHÃO DE QUILATES EM 2020

O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional dos Diamantes (ENDIAMA) revelou que a Mina de Luaxe vai recuperar cerca de um milhão de quilates em 2020, com previsões de venda a preço médio acima de 80 dólares, o que vai resultar numa facturação estimada na ordem de 80 milhões de dólares norte-americanos.
Ganga Júnior que falava em entrevista Domingo, 19 de Janeiro de 2020, em Catoca, no termo de uma visita de trabalho à chaminé quimberlítica de Luele, depois de ter passado nalguns projectos mineiros na Lunda Norte, disse que para além do Luele, entram em funcionamento ainda este ano, três projectos implantados na Lunda Norte que vão garantir mais de mil novos postos de trabalho.
Quanto a financiamentos para o Luaxe, suportado até ao momento pelo Catoca, o número um da ENDIAMA, revelou que já existe um financiamento externo, equivalente a 300 milhões de dólares norte-americanos, que será submetido ao projecto nos próximos dias.
“Temos trabalhado na identificação de fontes adicionais de financiamento, felizmente estamos no bom caminho. Temos duas propostas de 250 e 50 milhões de dólares que depois de analisados vamos repassar para Luaxe e esperamos cumprir com os nossos objectivos”, sublinhou.
No que toca à infra-estruturas, o responsável revelou que ainda este ano vai se instalar uma Central de Tratamento no Luaxe “Amanhã segue um grupo de técnicos para África do Sul onde identificamos algumas instalações de tratamento para procedermos a compra, mas duma forma piloto vamos usar a CT1 de Catoca para tratarmos o minério de Luaxe”.
Sobre a produção nacional, o líder da empresa pública do subsector dos diamantes afirmou que as metas para este ano são “pesadas e desafiadoras” fixadas para produzir 10 milhões de quilates contra os 9 milhões produzidos em 2019, e augura que todas as empresas contribuam positivamente para o alcance do desiderato.
Antecedido de uma curta passagem aos projectos mineiros na Lunda Norte, Ganga Júnior adiantou ainda que a subsidiaria está a desenvolver um projecto social denominado “CONTRIBUIÇÃO DA ENDIAMA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL”, ligado a criação de empreendedores para o fomento da agropecuária e vai abranger inicialmente as províncias das Lundas Sul, Norte e Moxico.